Geleia Real: Como ela atua na imunidade e na vitalidade.
- Posted by MHS Produtos Naturais
Como alimento, a Geleia Real é utilizada como reforço imunitário, aumentando a resistência do organismo a infecções como gripes e constipações, e também como suplemento promotor de energia e vitalidade, sendo uma referência natural no combate a estados depressivos, de fadiga, de ansiedade, astenia e/ou falta de apetite.
De forma natural, o consumo de geleia real tem um importante efeito no aumento do apetite, energia, humor e alegria, podendo ser utilizada em crianças e idosos, sem manifestações alérgicas, de habituação ou toxicidade (excepto em casos conhecidos de alergia ao produtos das abelhas).
É também um produto muito utilizado por estudantes em épocas de maior esforço intelectual, demonstrando efeito no aumento da concentração e capacidades cognitivas. A geleia real tem sido também estudada pelo seu efeito positivo nos distúrbios característicos da menopausa, na melhoria do estado das artérias (prevenção e tratamento da arterioscleose e da insuficiência coronária), tratamento da anemia, promovendo claras melhorias na composição sanguínea, melhoria da fertilidade em mulheres (aumento da atividade folicular dos ovários, melhoria da resistência à insulina em indivíduos na diabetes, combate à osteoporose, potencial agente preventivo de cancro da mama pelo seu efeito anti-tumoral, sendo ainda um poderoso anti-oxidante e anti-inflamatório natural.
A geleia real é um conhecido produto natural produzido pelas abelhas, distinto de outros como o do mel, a cera, o pólen de abelha e a própolis. Na colmeia, esta substância é produzida através das secreções (glândulas hipofaríngeas) das jovens abelhas (operárias), apenas durante um curto período (entre os 4 e os 15 dias de vida), e tem a função exclusiva de ser o alimento das larvas e da abelha rainha.
Usado em humanos, a geleia real tem sido reconhecida pelo seu valor preventivo e terapêutico em inúmeras patologias, desde o combate à depressão ao reforço do sistema imunitário. Este efeito é evidenciado, desde logo, pelo seu papel na colmeia: uma abelha obreira viverá entre 5 a 6 semanas, por comparação com a abelha rainha, que por ser alimentada durante toda a sua vida com geleia real, atinge o triplo do peso e pode viver até aos 5 anos de vida, produzindo milhares de ovos diariamente. Neste âmbito, não se conhece na natureza substância de efeito semelhante no crescimento, resistência, longevidade e reprodução.